Jota Carlos web-site

jotacarlos.org Desenvolcimento de hot-site que serve como porta de entrada para o acervo do ilustrador Jota Carlos.

As revistas antigas são instrumentos preciosos para se conhecer o passado. Talvez pelo fato de não terem sido pensadas (projetadas) para durar tanto quanto os livros, elas trazem um retrato fresco e verdadeiro de uma época. Através de suas páginas é possível saber como as pessoas se vestiam, o que comiam, aonde iam, o que se lia ou se via em cinema, teatro e música, o que se consumia… enfim, um verdadeiro manancial de informações apresentadas de forma lúdica, envoltas em deliciosos desenhos, fotografias e letras.

Acontece que as revistas dos anos 1920 eram impressas em parte em papel jornal, um papel que envelhece mal, e cuja fibra com o tempo tende a trincar, rachando as páginas.

Graças ao patrocínio do Programa Petrobras Cultural foi possível digitalizar em alta definição nove anos de duas das publicações mais importantes no cenário nacional da época – O Malho e a Para Todos – entre 1922 e 1930, período no qual foram dirigidas pelo grande designer e caricaturista J. Carlos.

A digitalização em alta definição foi doada à Biblioteca Nacional, que, junto com Eduardo Augusto de Brito e Cunha – filho de J. Carlos –, nos cedeu os exemplares para a digitalização. Com isso, a consulta e impressão de imagens de qualidade pode ser feita sem nenhum manuseio dos originais e sem as limitações cromáticas e visuais impostas pelos microfilmes.

Programação para a caos! | interface em flash